Páginas

Gastronomia

É a gastronomia que inspeciona os homens e as coisas, para transportar de um país a outro lado o que merece ser conhecido, fazendo que um festim cuidadosamente organizado seja como um resumo do mundo, em que cada parte comparece por intermédio de seu representante.

Brillat Savarin, em A Fisiologia do Gosto

domingo, 3 de janeiro de 2010

Gastrocultura





Gastrocultura: Valorização da cultura regional, os ingredientes, a gastronomia, as etnias e as histórias da região norte-noroeste do Espírito Santo.


Tudo começou em 2009. Fui convidada por amigos para participar de um desfile de modas na wattz Fundação, em Colatina. Lá demonstrei meu trabalho como Personal Chef . Maravilha!
Em duas semanas, minha criatividade fluiu positivamente e dessa forma, a criação de uma caixa folclórica floresceu. Ela representa o Ticumbi e o quadradinho de goiaba. Receita desenvolvida por mim em uma viagem maravilhosa ao Rio de Janeiro.
Dessa mistura surge assim, uma hibridização cultural.
ticumbi: s.m.bras., / ES. Modalidade de congada, simples e menos dramática como o auto: "Vim ver uma festa de bons pretos / vim ver as terras capixabas / vim para Conceição da Barra / pra assistir o ticumbi".
QUADRADINHO DE GOIABA:
1 ª parte: 500 g de farinha de trigo, 200 g de manteiga sem sal, 200 g de açúcar, 200g de aveia (flocos médio), 4 ovos, 2 colheres de sopa de fermento químico
2 ª parte: 200g de açúcar mascavo, 1 coco ralado, 250 g de macadâmia torrada e moída. (ou castanha de caju, nozes ou avelã)
Prepare-se separadamente as massas e coloque-as em um grande tabuleiro para assar no forno quente (240 º) e em seguida, no forno médio (205 º) por 30 minutos.
Obs: Asse a parte branca primeiro e depois, coloque a outra parte com açúcar mascavo sobre a primeira camada. Controle o forno para não queimar.
Finalmente, coloque uma pequena quantidade de doce de goiaba sobre a massa assada e deixe no forno baixo (180 º) por 10 minutos.
Quando a massa estiver fria, corte-a em quadradinhos. Embrulhe-a em pequenos pedaços de papel de seda vermelho.
Essa é a cor de São Benedito.
SALVE o ES!
É uma delícia comê-la com uma xícara pequena de café.

Foto do doce de goiaba



















Esse doce é uma delícia e as goiabas são do entorno de Colatina, região noroeste do ES.