Páginas

Gastronomia

É a gastronomia que inspeciona os homens e as coisas, para transportar de um país a outro lado o que merece ser conhecido, fazendo que um festim cuidadosamente organizado seja como um resumo do mundo, em que cada parte comparece por intermédio de seu representante.

Brillat Savarin, em A Fisiologia do Gosto

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Azeite

Uma posição afirmativa, sempre existiu em relação ao azeite, principalmente, ao tratar do assunto, no que concerne: cada país produtor de azeitonas tinha e tem seus próprios usos e costumes gastronômicos. Contudo, esses hábitos de países produtores, se adequam com perfeição a vida moderna em diversas partes do planeta. Sabe-se, também, que tanto na mesa como no campo, cada povo tem seus costumes e necessidades no uso dessa gordura. Países representativos na cultura do azeite, tais como: Itália, Grécia e Portugal, sempre tiveram, cada um deles, seguindo seus costumes e imposições econômicas, grandes e pequenas áreas de plantio de oliveiras. Havendo, portanto, uma produção de azeite suficiente para o seu uso interno. Entretanto, a história mudou e prosperou a plantação e o uso do azeite nos novos hábitos alimentares no mundo. Hoje, poderosos grupos de proprietários de terras e comerciantes, transformaram imensas áreas em territórios importantes para a plantação e produção de variados sabores e aromas do produto. Após períodos sangrentos, de guerras internas e mundiais, ocorre nas regiões produtoras de azeite, a abertura de fronteiras internacionais para a comercialização do produto, em que a diminuição das distâncias entre os povos e a democratização da informação foram fatores preponderantes para que o azeite de oliva saísse das lamparinas, da lubrificação das máquinas, dos perfumes e, entrasse com força total no século XXI como a mais apropriada gordura a ser oferecida em nossas mesas. Surgindo, dessa forma, Azeite de Oliva, Azeite de Oliva Virgem e Azeite de Oliva Extra Virgem, que são denominações autorizadas para a sua comercialização em supermercados e afins. Vale à pena citar que novas denominações aparecem: Azeite de Oliva Aromatizado, Azeite Extra Virgem Monovarietal e Azeite de Oliva Extra Virgem. Esses são os azeites de denominações de Origem Controlada.
Para escolher o azeite, é necessário:

1.Observar inicialmente o rótulo com sua certidão de qualidade.

2.No rótulo, procure saber, se o azeite foi embalado na sua origem de produção ou no país que o exportou.

3.Identifique os termos ”Azeite de Oliva Extra Virgem”, ”Azeite de Oliva Virgem” ou “Azeite de Oliva”. Se não existir essas denominações, despreze-o.

4.Evite azeites que não foram embalados nos países produtores. Caso o azeite tenha sido embalado no país de origem da produção, este é um fator importante, para o reconhecimento da excelência do produto.

5.Quando analisar um Azeite de Oliva, procure saber se é uma composição de um refinado como Virgem ou Extra Virgem.

6.Prefira o Extra Virgem, em garrafas escuras pois as mesmas impedem a ação dos raios ultra violetas.

7.A qualidade de um azeite, necessariamente, não será definida através de seu preço.

8.A data de validade é essencial. Quanto mais novo, melhor o azeite. Dessa maneira, o prazo de validade é de 3 anos.

9.Ao abrir uma garrafa, sinta o aroma e experimente o azeite puro. Através desses sentidos, poderemos definir as sensações de uma classificação, com um leve amargor e uma picância na garganta. Ao misturar o azeite com o alimento, esta sensação desaparecerá. Sinta a textura, a viscosidade do azeite e observe a limpidez do líquido.

10.Dessa forma, o comércio de azeite atingiu escala mundial e a seleção pela qualidade do produto acontecerá com a mesma rapidez que surgem e desaparecem as marcas irregulares.

11.É necessário, então, conhecer as características e qualidades do azeite para obter o melhor para a saúde e, finalmente, o consumidor/o cozinheiro devem observar atentamente o azeite a ser usado para que possam realçar o sabor de seus pratos com harmonia.

Vanete Piedade dos Santos Arrigoni
especialista em Cultura Gastronômica e Degustação, UVV/ Vila Velha, ES