Páginas

Gastronomia

É a gastronomia que inspeciona os homens e as coisas, para transportar de um país a outro lado o que merece ser conhecido, fazendo que um festim cuidadosamente organizado seja como um resumo do mundo, em que cada parte comparece por intermédio de seu representante.

Brillat Savarin, em A Fisiologia do Gosto

domingo, 25 de julho de 2010

Cozinha afetiva

A cozinha afetiva nos direciona para as mais belas lembranças e, consequentemente, nos leva aos doces pensamentos de nossa infância. Lá, nas cozinhas de um tempo distante, em que as avós e as mães preparavam os maravilhosos gostos e sabores das receitas de família. 
O corre-corre diário e as diversas atividades da mulher moderna não permitem mais essa tarefa.
Sabe-se que a elaboração dos alimentos envolve técnicas, elementos e artefatos que trazem o conhecimento adquirido com o tempo. Também, ao saber e ao saber fazer para transformar os alimentos em uma arte para evocar a memória e  despertar lembranças de um momento outrora vivido.
E, se esse conhecimento não for registrado, ele se perderá e dessa forma, gerações futuras não terão oportunidade  de conhecer este passado.
Devemos fortalecer a identidade e a cultura de nossas famílias através do ato de cozinhar.
Sendo assim, uma grande possibilidade da busca da arte para obter misturas perfeitas e, que unidas  em proporções corretas, trarão um prazer inesquecível para quem come.
Reuna sua família e faça pratos memoráveis.
Bon appétit!