Páginas

Gastronomia

É a gastronomia que inspeciona os homens e as coisas, para transportar de um país a outro lado o que merece ser conhecido, fazendo que um festim cuidadosamente organizado seja como um resumo do mundo, em que cada parte comparece por intermédio de seu representante.

Brillat Savarin, em A Fisiologia do Gosto

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Colatina é Massa!

Herança da colonização italiana, o capeletti é um dos tesouros gastronômicos
mantidos pelas comunidades de descendentes na região.


Vanete Piedade dos Santos Arrigoni
Matéria gastronômica na revista AG- 01/01/2012 do jornal A GAZETA/ES.
Sou da família Piedade dos Santos, de Colatina, e meus primeiros mestres gastronômicos foram meus pais, Glicério e Zuleika. Com eles, aprendi a respeitar os alimentos e prepará-los com muita alegria e sabedoria. E essa paixão pela gastronomia sempre me acompanhou. Casada com um descendente italiano, passei a viver em bairros de grande concentração dessa colônia na Princesa do Norte capixaba. E, ali, descobri o capelete, uma das faces da cozinha colatinense.
Colatina é composta por mais de 70% desses descendentes italianos. E esse é o meu laboratório.
A palavra "capelete" origina-se do italiano"capelletto" e, no plural, é"capelletti", tendo o significado de "chapeuzinho", em português. Há outra terminologia, o "agnolim", que significa "carneirinho", para o mesmo tipo de massa, entretanto, com recheio diferente.
Em Colatina, as duas terminologias são usadas nas famílias italianas, no entanto, o mais usado é mesmo capelete. Esse prato surgiu há muito tempo, na Itália, e foi introduzido no Brasil pelos imigrantes daquele país. A massa fresca pode ser recheada com carne de boi, frango ou suíno, queijo ou com outros ingredientes.
Além de ter a função de alimentar, o capelete representa a memória gustativa por meio da recepção e do entendimento entre os povos. Isso para tornar mais fácil a compreensão e a dedicação dessas mulheres que produzem essa massa recheada em suas cozinhas e, também, em uma fábrica da cidade.
É por esse meio que elas mantêm ou deixam morrer o elo profundo e forte para com o país de seus ancestrais. Existem nesse universo várias formas de fazer e preparar o capelete, dependendo do gosto de cada pessoa, de suas crenças, suas memórias e identidades culturais.
Devemos considerar ainda as transformações que acontecem na cozinha, pois nesse ambiente encontram-se os elos de novidade e inventividade da sociedade. Logo, essas mudanças são aceitas pela tradição, e, naturalmente, criam-se novos modelos que carregam os traços de transição com marcas tradicionais das cozinhas anteriores.
Sendo assim, é necessário, valorizar, incentivar e fortalecer a cozinha regional para que haja o reconhecimento das artes culinárias existentes na cidade de Colatina em prol do crescimento gastronômico e turístico da região noroeste através dessa iguaria chamada capelete.

Convívio em torno da mesa

A cultura gastronômica é um elemento determinante na integração entre as pessoas porque as instiga ao convívio prazeroso, harmônico e até especial de relações diversas. Assim tem sido ao longo da história de encontros e desencontros entre os povos. E assim também foi com a minha família.
Foi num ambiente animado e festeiro de encontros dominicais e datas mais expressivas- como os almoços para os amigos, aniversários e casamentos- que meus pais, dois grandes cozinheiros, organizavam e executavam com grande maestria essas comemorações.
Todos os filhos ajudavam na preparação desses banquetes memoráveis, repletos de pratos bem preparados e cheios de técnicas. Eu só soube identificá-las mais tarde, tal como o court-bouillon(água, sal e temperos em fervura, para cozinhar peixes) e, também, na utilização do cozimento de um prato que necessita desse caldo, acrescentado de legumes.
A paixão pelo ato de cozinhar foi aguçada, portanto, desde a adolescência, cheia de histórias. Numa delas, precisei de uma receita de feijoada em um intercâmbio estudantil nos Estados Unidos. Naquele período, sem internet e redes sociais, minha mãe me enviou o caderno de receitas da família pelo correio. Mas havia uma condição: ela determinou que as valiosas anotações fossem reenviadas tão logo eu as tivesse utilizado. A feijoada, apesar de não ter todos os ingredientes, foi um sucesso.
Foi na cozinha que eu me reinventei e nela nasceu a cozinheira e, agora, também, pesquisadora gastronômica que sou. Apaixonada pela arte que é capaz de entrelaçar muitas culturas por meio da memória gustativa, ou do simples prazer de descobrir curiosidades do paladar. Na busca de nossas origens, de nossos valores, de nossos posicionametos e da visão de mundo para contar os segredos e as minúcias da preparação da comida que vem lá dos nossos antepassados.

Receitas de capeletti

Capelete recheado com damasco, nozes, ricota e queijo pecorino
.Caldo de galinha
.Faça um caldo de carne de galinha com uma cebola branca. Deixe cozinhar bastante e, depois, coe esse caldo. Coloque-o novamente em uma panela e deixe-o ferver. Acrescente 500 gramas de capelete e deixe cozinhar por 10 ou 15 minutos. Observe o cozimento para não deixá-los estourar. Escorra a massa num escorredor. Reserve.
Dica: O caldo pode ser reaproveitado na sopa de capelete(capeletti in brodo).
Numa frigideira grande, acrescente duas colheres de manteiga sem sal e uma colher colher de sopa de azeite extravirgem em fogo médio. Acrescente 500 gramas de capeletti e dê puxadas. Depois, coloque as folhas de sálvia fresca, inteiras ou levemente picadas. Finalmente, ajuste o sal. Incorpore 1/2 xícara de ervilhas frescas(opcional). Sirva quente com lascas de queijo parmesão de boa qualidade.
Harmonização: Vinho Manet Estate Collection
Carménère Reserva 2010.
Notas de degustação: De cor totalmente púrpura, este vinho apresenta aromas de especiarias, onde se destaca a pimenta negra, cerejas maduras e café. Em boca é um vinho muito amigável, balanceado com taninos redondos de bom volume, que proporcionam um final longo e agradável.
 
Capeletti na manteiga com sálvia

Capelete frito
Numa panela funda, coloque o óleo em imersão para esquentar até atingir a temperatura alta(180-200ºC). Acrescente 500 gramas de capeletti congelado e deixe fritar até que a massa fique dourada. Retire da panela com uma escumadeira e deixe secar sobre o papel toalha. Sirva imediatamente com queijo parmezon ralado.
Harmonização: Cerveja Pilsen bem gelada.
Capeletti frito