Páginas

Gastronomia

É a gastronomia que inspeciona os homens e as coisas, para transportar de um país a outro lado o que merece ser conhecido, fazendo que um festim cuidadosamente organizado seja como um resumo do mundo, em que cada parte comparece por intermédio de seu representante.

Brillat Savarin, em A Fisiologia do Gosto

domingo, 15 de janeiro de 2012

Arroz de Polvo com Brocólis

Verão! Como é delicioso esse fruto do mar, o polvo. Adoro cozinhá-lo na panela de pressão por 5 ou 8 minutos, no máximo. Caso contrário, a carne do polvo ficará dura. A minha dica familiar é que cozinhe esse fruto do mar com uma cebola inteira e 4 cravos para dar um sabor especial. Entretanto, conheço outras maneiras de prepará-lo. Segundo, José Hugo Celidônio existe uma tradição portuguesa de colocar o polvo numa tábua e depois socá-lo com um pau, ou mesmo uma pedra, para amaciá-lo. Bem, leitores, essa tradição portuguesa é usada para o polvo fresco. Na realidade, eu acho melhor comprá-lo limpo em uma boa peixaria e, também, caso estejam congelados, seu trabalho será muito mais fácil. Ainda, seguindo outro conselho de Celidônio, que tal fazer um caldo com cebola, cheiro verde e vinho branco. Fica a dica!
Vamos a receita?

Ingredientes:
. 500gr de polvo, 200 g de arroz parboilizado, 1 cebola, 1 dente de alho, 1/2 folha de louro, 1 ramo de salsa, 1 tomate inteiro ( que não seja muito grande), 250 ml de azeite, 1 e 1/2 brócolis, sal e pimenta do reino à gosto.

Modo de preparo:
Cozinhe o polvo e reserve a água. Depois, corte os tentáculos e todo o resto do polvo em pedaços pequenos. Leve ao fogo, numa panela de barro, com o azeite, a cebola e o alho picadinhos, o louro e a salsa. Deixe dourá-los e junte o tomate cortado à brunoise sem pele e sem sementes. Mexa  esses ingredientes bem. Coloque na água que foi reservada o polvo cortado e o arroz lavado e escorrido. Tempere com sal e pimenta do reino e mexa  bem. Tampe a panela e deixe em fogo moderado até  o arroz estar quase cozido. Acrescente então, o brócolis cozido "al dente" anteriormente  e tampe a panela. Termine o cozimento em 5 minutos, mas sem deixá-lo secar. Sirva  imediatamente na panela de barro.