Páginas

Gastronomia

É a gastronomia que inspeciona os homens e as coisas, para transportar de um país a outro lado o que merece ser conhecido, fazendo que um festim cuidadosamente organizado seja como um resumo do mundo, em que cada parte comparece por intermédio de seu representante.

Brillat Savarin, em A Fisiologia do Gosto

sábado, 28 de janeiro de 2012

Pudim de Tapioca

Em uma tigela, misture o leite de coco, o leite, a tapioca e o coco ralado. Deixe descansar por cerca de 30 minutos ou até a tapioca absorver todo o líquido...


Ingredientes
Massa

1 litro(s) de leite de coco
50 grama(s) de coco ralado
250 grama(s) de tapioca
1 lata(s) de leite condensado
1 lata(s) de creme de leite
500 mililitro (ml) de leite
5 ovos inteiros

Cobertura de caramelo
500 grama(s) de açúcar
1 litro(s) de água

Modo de preparo
Massa
Em uma tigela, misture o leite de coco, o leite, a tapioca e o coco ralado. Deixe descansar por cerca de 30 minutos ou até a tapioca absorver todo o líquido. Reserve

Bata no liquidificador os ovos, o creme de leite, e o leite condensado. Adicione à mistura de tapioca reservada e mexa bem. Despeje tudo na forma de pudim previamente caramelizada (modo de preparo abaixo) e cubra com papel alumínio. Leve ao forno em banho-maria, por aproximadamente uma hora. Abra o forno, retire o papel alumínio e espete um palito no pudim. Se o palito sair seco, o pudim já está pronto.
Deixe esfriar, desenforme-o e leve à geladeira até o momento de servir

Cobertura de caramelo
Coloque o açúcar e a água em uma panela, misturando até o açúcar dissolver. Leve a panela ao fogo e deixe por aproximadamente 10 minutos sem mexer. Desligue o fogo quando o caramelo estiver marrom. Utilizando as costas de uma colher, espalhe o caramelo em uma forma de pudim ou em forminhas individuais.

Receita do restaurante Capim Santo, São Paulo, SP.